Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2020

Corona virus e a Oncologia

Logo que entrei no setor de oncologia, onde toda sexta-feira recebo a aplicação de químio, notei que havia uns pacientes com máscara. Não tive dúvida: pedi uma para mim, e a enfermeira Grazi, deu para mim e para o marido, que não quis usar. Logo dps que já estava recebendo a medicação, dei um joguinho para o marido se distrair, e em seguida ele foi ficar no carro. Estava com tantas mensagens para pôr em dia, e ficar ali sem fazer nada, como acompanhante de uma saudável senhora, não ajudaria em nada. 
Dormi. Como disse a enfermeira Angela, babei, lavei o pescoço de tanta baba. Acreditou, né? Brincadeira. Eu estava de máscara e não tinha como ninguém ver se tinha mesmo babado. Mas dormi. Bateu aquele morreu no cangote que, mesmo os alunos de fisioterapia trabalha do com os pacientes, eu não ouvi nada. Eram muitos. Quando acordei, já tinha acabado os remédios. O meu sono estava tão gostoso que sonhei colorido, só não me perguntem sobre o que sonhei pq já apagou.
O dia estava quente demais; ontem estava 37º pela cidade, hoje não estaria tão menos. Agora, começo de noite (18:20h) está refrescando.
Preciso prestar mais atenção sobre o corona vírus quando saio de casa: nada de dar beijos pela rua nós conhecidos, nada de apertar a mão, nada de passar a mão em corrimão das escadas, nada de aceitar que espireem perto. E, principalmente, tomar a vacina de gripe que a Naomí já deixou separada para nós na clínica dela. Xô gripe! Xô resfriado! Xô qualquer possibilidade de ficar com os brônquios doentes!
Minha fha me passou uns dados da Sociedade de Oncologia do Brasil que veio em boa hora. Bem explicado sobre as pessoas veneráveis, propensas a pegar o vírus, e uma pessoa em tratamento de câncer faz parte dessa lista. 
Cuidado, pessoal! Estamos correndo um grande risco de vida! Todo cuidado é pouco!
Vou postar sobre o artigo que falei da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Nenhum comentário: