Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Sawabona : Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante para mim"

Há uma tribo africana que tem um costume muito bonito! Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e a rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer a ela todas as coisas boas que já fez.
A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros.
A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.
Eles se unem então para erguê-la, para reconectá-la com sua verdadeira natureza, para  lembrá-la quem ela realmente é, até que a pessoa se lembre totalmente da verdade da qual ela tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom".
            SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer:
"Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante para mim"
Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é:
"Então, eu existo para você."

Este ato de reconhecimento reconstrói o interior da pessoa que errou, fazendo com que ela sinta-se querida e valorizada. Com a linguagem do amor, esta tribo lembra diariamente que todos são especiais e que o interior de todos é bom, ainda que às vezes não atuem de forma correta. E a verdade é que, com ato, transmitem a mensagem de que nunca é tarde demais para viver sua verdadeira essência.
Quando nos comportamos de forma inadequada, estamos pedindo aos gritos que alguém faça com que nos sintamos valiosos.
O belo comportamento desta tribo nos mostra a importância do valor, do respeito e do carinho pelos demais e, assim, devemos educar os nossos pequenos. A partir desta premissa, sempre será possível influenciar positivamente.
Porque todos nós, precisamos que o nosso meio nos lembre que somos seres especiais que conservamos a capacidade de corrigir, surpreender, sentir, amar, perdoar, doar e sermos lembrados que se não nos comportamos da forma mais adequada, sempre teremos o poder e a força para começar de novo e corrigirmos os nossos erros.
A fonte é a busca a sabedoria de vida. Do não ter e sim o ser.
https://pin.it/2EjvIwF

Achei lindo esse relato qdo li e resolvi compartilhar com o meu leitor 😁

Nenhum comentário: