Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de maio de 2020

Em frente e avante!

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.
Metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. Para muitos pacientes, é um meio bastante eficaz, fazendo com que o tumor desapareça e a doença fique controlada, ou até mesmo curada. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.
O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados dos exames e do estado de saúde do paciente. 
A intensidade dos efeitos da radioterapia depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área irradiada, do tipo de radiação e do aparelho utilizado, e da adesão do paciente às orientações de cuidados durante o tratamento. Geralmente aparecem na 3ª semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento, podendo durar mais tempo. Os efeitos indesejáveis mais frequentes são:
Perda de apetite e dificuldade - para ingerir alimentos: é recomendável comer pouco e em mais vezes. O paciente deve ingerir coisas leves e variar a comida para melhorar o apetite. 
- Em alguns casos, a saliva torna-se mais espessa e altera o sabor dos alimentos, mas após o término do tratamento o paladar irá melhorar. 
- Cansaço: o paciente deve intercalar as atividades cotidianas com períodos de descanso. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas no período de tratamento.
- Reação da pele: a pele que recebe radiação poderá coçar, ficar vermelha, irritada, queimada, tornando-se seca e escamosa. É importante informar ao médico, durante as consultas de revisão, e ao enfermeiro, durante as consultas de enfermagem, qualquer das seguintes situações: febre igual ou acima de 38°C, dores, assaduras, bolhas e secreção na pele. 
Cuidados:
- É necessário que beba, no mínimo, de dois a três litros de líquido por dia (água, sucos, água de coco, chás e outros), para que sua pele se mantenha hidratada. Caso tenha alguma restrição para beber líquidos, seguir a recomendação médica.
- Após a aplicação da radiação, aplique uma camada fina de creme hidratante indicado pelo enfermeiro, massageando o local com leveza até perceber que a pele está quase seca.
- Lembre-se de que, antes de iniciar cada aplicação do tratamento da radioterapia, sua pele deve estar limpa, sem resíduos de quaisquer cremes ou pomadas!
-  Evite banhos quentes; procure tomar banho com água morna e sabonete não perfumado, de preferência neutro.
-  Seque a pele com leves toques com a toalha, evite coçar a área que está recebendo a radiação.
-  Não use a força do jato d’água do chuveiro ou ducha diretamente na pele irradiada.
-  Evite o uso do papel higiênico, lave o local com água e sabonete neutro. Se possível, dê preferência a sabonete líquido íntimo.
- Evite roupas justas, jeans ou lycra. Dê preferência a calcinha ou cueca largas e de tecido de algodão.
-  À noite, se possível ficar sem a roupa íntima.
-  Não depilar a área tratada com lâminas ou ceras depilatórias durante o tratamento.

Aí eu pergunto: você acha que vou deixar de fazer o tratamento pq ele tem efeitos colaterais e uma série se cuidados que preciso observar? NÃO! É CLARO QUE NÃO! 
Eu sigo o tratamento na risca para não sobrar pra mim. Não deixo ninguém se colocar entre as observações médicas e eu, justamente, para não jogar a culpa em ninguém. Se der certo, deu, parabéns para mim. Se der errado, tb deu, não foi dessa vez. Mas tudo está caminhando dentro do que foi estabelecido e eu estou indo bem.
Em frente e avante!
"Você é o seu porto seguro. Você é tudo o que você precisa, então se cuide. Cuide do seu sorriso, cuide da sua vida e de tudo o que ainda você poderá conseguir se estiver feliz e bem consigo mesmo. Lembre-se de que temos nossa própria forma de ver a vida; essa visão deve ser preservada, porque nossa essência deve ser guardada e protegida dentro de nós, especialmente se pensarmos que ainda existe muito para vivermos e tanto para acontecer ao longo da vida. Cuide de quem você é e lembre-se de que um final não é o fim do mundo. Na verdade, pode ser apenas o começo de uma aventura nova, o início de alguma coisa mais importante para você. Permita-se entrar nessa jornada!"
(Peguei na página do 'Pensador')
Mas é exatamente o que eu penso. Meu foco sou eu!

Nenhum comentário: