Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

noite do estrogonofe

Hoje foi dia da minha segunda filha fazer 33 anos, Jacqueline, ou Prê, Preprê, pretinha precisosa, como eu a chamava qdo pequenina.
Eu havia dito que faria o estrogonofe para ela e fiz; acredito que quem mais comeu foi eu, tanto e tanto que engordei 1 quilo e meio. Ah, teve o bolo de mouse de chocolate com recheio de brigadeiro, tb de chocolate. Não era pra menos, e foi pouco o quilo e meio do jantar. Mas foi bom!
A comida que ela mais gosta é o estrogonofe de carne. Lembro de quando estávamos na França, na casa da Colette, e ela me pediu de comida de aniversário I estrogonofe. A Colette nao entendeu nada do que eu fiz mas encheu a pança. Aliás, todos da casa; embora fosse dia de semana e, para quem está fora de casa, e para brasileiros em qualquer lugar do mundo, o seu dia de nascimento seja um dia mais importante na vida, para os franceses, essa data tem que ser comemorada no final de semana. A semana é para trabalhar e estudar, aff.
Bom, eu posso estar em qualquer lugar do mundo e manter os meus costumes, sem interferir nós costumes ou cultura do local. Minhas filhas foram para a escola e eu fui cuidar de comprar tudo o que precisava para dar à Jacque un dia de aniversário, como se estivéssemos em casa, no Brasil. Não atrapalhei nada!
Voltando a conversa, pude estar com a Jacque nos 33 anos dela. 
Hoje recebi o livro "O Imperador de todos os males", uma biografia do câncer, que comprei e estava curiosa por ler. Amanhã tenho uma tarde longa de químio e já terei um companheiro para amenizar as horas. O legal é que você pode ler, ouvir música, fazer palavras cruzadas, levar comida, não precisa ficar parado, estático, enqto toma a químio. Pode se levantar, ir ao banheiro, conversar, embora os pacientes durmam devido ao Plasil na veia que é dado para que não haja vômitos. Mas esse efeito tb é esperado pelos enfermeiros que estão a postos caso alguém passe mal. 
Já li 88 páginas muito interessantes desde a hora que o livro chegou. Ele fala do câncer antes mesmo de receber esse nome, de estudiosos e cirurgiões que lidaram com a doença em séculos passados, de como lidaram sem saber com o que lidavam, de médicos que pegaram o bonde de outro e continuam andando sem saber pra onde iam...metáforas interessantes e até inimagináveis que ocorreram. Pacientes sendo cirurgiados sem anestesia, numa mesa da cozinha ou num teatro com pessoas assistindo, como se fosse uma noite de gala. Aff...
Enfim, tem muita coisa para eu ler e nomes de livros para pesquisar e se entreter, mesmo pq eu nada posso fazer.
Um assunto que li hoje foi sobre a bile negra, a melancolia e a depressão que resulta em câncer, tratado por um antigo patologista que estudou sobre a doença. Enfins, tem muito assunto para ler e aprender um pouco mais.
O sono está chegando e amanhã vem uma manicure fazer nossa unha, da Myriam e a minha. 
Que o meu ânimo possa ajudar alguém a seguir em frente. 

Nenhum comentário: