Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SHIATSU

Publicada por GiaoNatura em 17:18 0 comentários S H I A T S U

É uma técnica simples e perfeita, de tradição oriental, para tornar o corpo e a mente saudável.
A palavra Shiatsu significa pressão feita com os dedos. Desenvolvido a partir de um tipo de massagem "anma", de há muito praticada no Japão por terapeutas invisuais, o Shiatsu é muito bom para fortalecer, tanto como preventivo como para repor a saúde.
Segundo a medicina tradicional chinesa, o fluxo de energia vital no corpo humano, ( Chi,Ki ou Prana) circula por canais, chamados meridianos, que da cabeça aos pés e dos pés à cabeça, nutrem o corpo.
Os meridianos principais são doze( em pares: um do lado direito e o par do lado esquerdo) e formam uma estrutura que integra todas as funções corporais, na fusão: mente- corpo- espírito.
Ao longo destes canais existem pontos específicos que podem influenciar grandemente o fluxo de energia.
Se este fluxo energético for interrompido por algum distúrbio, doença, a pressão sobre esses pontos poderá repor a falta de fluxo e ou da mesma forma se houver um excesso de fluxo. A ideia é equilibrar, regularizar o Ki, Chi ou Prana.
O Shiatsu utiliza assim estes pontos e estes meridianos para criar uma harmonia interna capaz de trazer bem estar ao paciente. Mas pode ir mais além, utilizando também outras partes do corpo.
O Shiatsu pode harmonizar o sistema nervoso, pode fazer correcções no esqueleto, pode melhorar a circulação linfática, enfim, um bom terapeuta, tem o conhecimento perfeito da anatomia do corpo humano e desenvolverá as suas capacidades seguindo a sua sensibilidade. Afinal, não é só uma massagem, é uma passagem de energia potencializada por esta sensibilidade , que pode ser muito poderosa.


. Pode ser uma prática regular preventiva
. Pode aliviar a dor e o stress
. Pode melhorar o sistema circulatório
. Pode flexibilizar a parte muscular
. Pode facilitar as funções do aparelho digestivo
Entre outras, na medida em que reequilibra a energia do corpo, cria potencialidades orgânicas para uma recuperação no seu todo.


Do-In


Qualquer um pode praticar" Shiatsu " a si mesmo.
O Do-In é uma auto massagem com técnicas simples que nos permite ter um contacto com os meridianos e perceber o efeito do toque em pontos específicos, neste caso, pontos de acupressão.


Entre nós, o Shiatsu é muitas vezes chamado de Acupressão, por utilizar os pontos de acupunctura, mas como já vimos, ele é muito mais do que isso.

Nenhum comentário: